INTERCESSÃO A BASE MISSIONÁRIA

A missão da Igreja do Senhor Jesus Cristo aqui na terra é fazer discípulos  em todas as nações (gr. Ethnos ; Mt 28:19). Esta  é  a grande comissão deixada por Jesus aos seus discípulos de todos os tempos . Não é uma opção , mais a razão mesmo de existir da igreja , a sua própria vida ; nascer , crescer e ser glorificada. De acordo com a definição do dicionário da língua portuguesa (editora melhoramentos LTDA , UOL 2009) comissão “é o ato positivo de cometer ou encarregar( neste sentido é antônimo de omissão). Jesus encarregou os seus discípulos a fazer outros discípulos em todas as etnias da Terra (nações , mundo); até os confins da Terra , até a última etnia . Todas as etnias , o total , global, absoluto , todas as raças , culturas , grupos humanos , tribos , línguas e nações (Ap 5:9). Ignorar ou evitar essa comissão é uma omissão ao imperativo de Jesus de “fazei” , e essa atitude indiferente constitui um pecado de omissão (Tg 4:17) ; além de ser uma desobediência a vontade de Deus , o que também constitui pecado.

Todos os cristãos , como discípulos de Jesus estão encarregados (comissionados) a assumirem a sua parte neste trabalho mundial. Por onde começar ? .O ponto de partida da tarefa de pregar o evangelho em todo o mundo é a oração intercessória . Depois da Ascensão de Jesus os discípulos ficaram em Jerusalém , perseverando unanimemente  em oração e súplicas até que recebessem o poder do Espirito Santo que lhes daria condições de serem as testemunhas de Jesus em todo o mundo , tanto em Jerusalém , Judeia , Samaria e até os confins da Terra. Diante do primeiro obstáculo à pregação, movida pela perseguição das autoridades judaicas , os discípulos se reuniram em oração  e pediram a Deus ousadia para continuarem a pregar a palavra em Jerusalém (At 4:29). A ordem de Jesus era avançar a partir de Jerusalém , e alcançar os gentios (todas as nações ,gr. Gentes). Deus mesmo se encarregou de agir para desenvolver o seu plano de salvação mundial, sempre  no contexto da oração ; quando responde a oração de Cornélio , um gentio romano, piedoso e temente a Deus,que buscava a salvação em oração (At 10:1-7 ).Um anjo do Senhor aparece para Cornélio e lhe indica o apostolo Pedro como o porta voz da salvação que lhe ensinaria sobre Jesus. Nesse processo o apostolo Pedro também estava em oração  (At 10:9) quando viu o céu aberto e um grande lençol atado pelas quatro pontas vindo para a terra no qual havia de todos os animais quadrúpedes , répteis da terra e aves do céu (At 10 :11-12).Essa visão de Pedro representava o alcance mundial do evangelho a todas as criaturas  humanas a quem Deus agora tinha purificado com o sangue de seu filho e para que deveria ser anunciada a salvação. Começa assim a trajetória missionária rumo aos confins da terra. E para estruturar e alavancar o progresso da pregação do evangelho a todo o mundo Deus escolhe o apóstolo Paulo , que depois de  sua conversão no encontro com JESUS no caminho de Damasco se encontra orando , quando o discípulo Ananias lhe entrega a comissão de Jesus “ …é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios , e dos reis e dos filhos de Israel.”(At. 9:15). Com a perseguição depois do martírio de Estevão os discípulos se espalharam pela Judeia , Samaria , Chipre , Fenícia e chegaram em Antioquia onde um avivamento gerou milhares de salvos (At. 11:19-21) .Ali os discípulos de Jesus foram chamados pela primeira vez de  cristãos (At 11:26). Paulo se torna um dos ministros da igreja de Antioquia , e envolvidos pelo Espirito Santo, em oração e jejum , disse o Espírito Santo “Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado .Então , jejuando , e orando e pondo sobre eles as mãos , os despediram . E, assim eles, enviados pelo Espírito Santo , desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.”(At 13:2-4). E de Chipre aos confins da Terra .Nessa dinâmica missionária, Paulo se movia em oração e na direção do Espirito Santo e suplicava a todas as igrejas  que iam sendo estabelecidas que orassem por ele, para que “me seja dada, no abrir da minha boca , a palavra com confiança , para fazer notório o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador..”(Ef 6:19-21); “orando também juntamente por nós , para que Deus nos abra a porta da palavra , a fim de falarmos do mistério de Cristo,..”(Col 4:3). Em oração o evangelho foi pregado e chegou até nós .Portanto a oração intercessória é a base das missões . O nosso desafio  como Igreja de Jesus é completar a grande comissão nestes poucos dias que nos restam até o arrebatamento da Igreja , pois “este evangelho do reino será pregado em todo o mundo para testemunho de todas as nações (gr. Ethnos ) então virá o fim . Como alcançar os 6672 povos menos alcançados e não alcançados (fonte: joshua Project), como avançar se esses povos pertencem a países onde é proibido pregar o evangelho e não há liberdade de expressão ; como pregar a palavra de Deus se ela não está traduzida nas 4000 línguas faladas por  esses povos  (fonte : SBU).A resposta é a mesma ; a base para o avanço das missões é a oração intercessória . As nossas orações movem a mão de Deus , tocam o coração de Deus, e cumprem o propósito de Deus de salvação a todos os homens . Por Jesus fomos constituídos reis e sacerdotes (Ap 1:¨6) .Como sacerdotes nosso oficio principal  é interceder . Este é o nosso chamado, esta é  a nossa função , a nossa vocação . A nossa missão básica é interceder para que o evangelho seja pregado em todo o mundo para testemunho de todas as nações . Na lógica missionária ensinada pelo apóstolo Paulo aos Romanos (Rm 10:13-15) ele argumenta que “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”, em qualquer lugar do mundo ; porem : “Como , pois invocarão aquele em quem não creram ? E como crerão naquele de quem não ouviram ? E como ouvirão , se não há quem pregue? E como pregarão , se não forem enviados? . E reflitamos nas palavras de Jesus em Mt 9:38 “ Rogai , pois, ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a sua seara”. Como serão enviados os missionários , os ceifeiros do evangelho se não houver quem rogue, quem ore , que interceda. Portanto vamos rogar sem cessar para que o Senhor da seara envie missionários , forme as circunstâncias , abra as portas para que todos os povos , etnias, ouçam o evangelho , invoquem o nome do Senhor e sejam salvos. Todos podemos interceder pelo alcance mundial do reino de DEUS  ao coração do homens pois todos somos intercessores , todos somos sacerdotes , reino sacerdotal ((1Pe 2:9) para proclamar orando e indo as virtudes daquele que nos chamou das trevas para  sua maravilhosa luz . Acenda essa luz em oração , cubra os povos com intercessão , clame sem cessar até que venha a nós o REINO de DEUS , pela vinda de Jesus .Maranata!

 

download (6)

Porcentagem de povos não alcançados

Não alcançados: 42%

Minimamente alcançados: 3,2%

Falsamente alcançados: 7,3%

Parcialmente alcançados : 28,3%

significativamente alcançados: 19,2%

Cartaz

Por: Jetro Mazuhy.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *